Testemunhos

Testemunho do Professor - Pierre Olivier Martens (brevemente traduzido em Português)
28 Dezembro 2009


"Je voudrais remercier mes grands amis Pedro Miguel Silva et Ze Pedro Figueiredo pour l'immense travail qu'ils effectuent depuis 10 ans pour organiser le cours de Loureiro. Leur engagement, leur investissement personnel, leur temps et leur énergie sont éblouissants et permettent chaque année de voir se perpétuer le petit miracle de ce qui est devenu la tradition du cours de Loureiro. Il est incroyable de voir des enseignants investir autant dans le seul but d'offrir à leurs élèves un cours de qualité leur permettant de progresser, de faire de nouvelles rencontres liées au basson et de recharger leur motivation pour terminer l'année en beauté. Je pense que ce cours est une grande source de motivation pour les étudiants qui ont la possibilité de vivre pendant une semaine dans une ambiance dédiée à notre instrument. Pour moi ce cours est un lieu d'exploration privilégié pour voir les immenses progrès accomplis au Portugal grâce au travail acharné de certains enseignants, y découvrir de nouveaux talents et voir leur évolution année après année. Chaque fois, je suis ébloui par le niveau général, la motivation de tous ainsi que l'ambiance unique qui caractérise le cours de Loureiro. Parmi mes grands souvenirs resteront bien sûr un «cancan» avec notre petit Virgilio national, un trio avec Zé Pedro et ses étudiantes, un match de foot inoubliable avec un Pedro Miguel prêt à tout pour gagner, quelques pauses bien méritées au soleil, ainsi que de longues heures de joies et de rires.Longue vie au cours de Loureiro !"
por Pierre Olivier Martens



Testemunho da Raquel Saraiva
15 Dezembro 2009


"Tinha então dez anos… Talvez onze…! A minha maior recordação da primeira Masterclasse que frequentei, com o Professor Pierre em Águeda, é de andar a jogar à Caça ao Tesouro no Conservatório!!... Estudar?! Que seca! Eu queria era brincar! … Lembro-me de estarmos numa sala a ensaiar, supostamente, um trio e o Professor Pedro entrar e me dar um grande raspanete por eu andar a fazer o pino em vez de tocar!... Foi com estes momentos que comecei a ganhar a empatia com o fagote que um dia me fez dizer, de lágrimas nos olhos e um grande sorriso nos lábios, “Quero fazer da música a minha vida!”
Mais tarde, já em Loureiro, os problemas eram outros… A idade já não me dava a desculpa de puder brincar mas eu continuava sem querer tocar… Toda a gente tocava tão bem!... Tinha vergonha que me ouvissem, vergonha dos meus erros e da forma como tocava!...Nesta altura ainda o fagote não passava de um “passatempo”! No entanto, com os anos lá voltava ao curso e só mais tarde comecei a perder algum medo e a decidir que gostava de tocar como aqueles que ouvia e que para isso era preciso estudar!
Do “Curso do Pierre” guardo ternas recordações pois, a par de termos como professor um grande fagotista, sempre houve um espaço importante para o convívio, os risos, os jogos à bola e a música em conjunto! É esta dualidade de algo sério mas, ao mesmo tempo divertido que torna este curso único e diferente de tudo!... Um espaço ideal para os que estão a começar e igualmente para aqueles que querem progredir e que olham para a Masterclasse com vista ao futuro!"
por Raquel Saraiva



Testemunho da Patrícia Costa
3 Dezembro 2009



"O curso de Loureiro, para mim e no meu percurso enquanto estudante de fagote, não foi apenas um masterclass de fagote, foi muito para além disso. Foi uma experiência extremamente enriquecedora não só ao nivel "fagotistico", mas também no meu desenvolvimento enquanto pessoa.

A primeira vez que participei no masterclass de Loureiro tinha 13 anos. Era também a primeira vez que estava fora de casa por uma semana e rodeada de tanta gente que ainda não conhecia. Mas, uma das grandes qualidades dos "frequentadores" deste curso é que rapidamente inserem toda a gente no grupo, portanto comecei a fazer amizades.
Depois dá-se uma enorme troca de experiências. Começamos a abrir os nossos horizontes e a perceber que há um mundo enorme para além das paredes da escola que frequentamos.
Finalmente ouvimos os colegas tocar e ao ouvir os mais velhos percebemos que aqueles são os exemplos a seguir. Aprendemos a ouvir e a escutar com atenção! Quando chega a nossa vez de tocar para os colegas e para aquele grande professor que ali está para nos ouvir, encaramos um novo sentimento, a humildade! Estamos ali para aprender, para evoluir e, claro, para ouvir o que está mal!
Nos anos seguintes é altura de ver o que mudou, não só nos colegas, mas principalmente em nós. Ver o que evoluiu e o que devia ter evoluido, ver o quanto crescemos, como pessoas e como músicos.

Para mim este masterclasse foi muito importante na minha formação. Não só me fez evoluir como fagotista, como me ajudou a fazer a minhas próprias escolhas, a decidir quem queria ser. Ajudou-me a encarar uma realidade que não era possivel encarar sem frequentar este curso."
por Patrícia Costa




Testemunho do Virgílio Oliveira
1 Dezembro 2009


"Pelo 10º Aniversário da Master Class de fagote em Loureiro, gostaria de manifestar a minha gratidão e reconhecimento aos seus organizadores, colaboradores, apoiantes e ao Professor Pierre por esta excelente iniciativa, respectiva concretização, e ainda ao Professor Pedro Silva que desde muito cedo me incentivou e ajudou à participação nas mesmas.

Gostaria de salientar a importancia que teve no meu progresso como estudante dado que me permitiu novas experiências musicais e pessoais que me abriram novos horizontes e que influênciaram as minhas escolhas no futuro. Além disso quero sublinhar a excelente atmosfera e riqueza das relacções humanas geradas e vividas durante todos estes cursos. É optimo também num evento desta natureza ter pessoas da comunidade local a acolher jovens participantes com tanta generozidade e confiança.

Meritório é também salientar a importância que teve para mim o contacto com um fagotista excepcional como o Professor Pierre Martens, numa idade tão tenra, pois serviu-me de motivação e referência como fagotista.

Bem hajam"

por Virgílio Oliveira