O Fagotista


Fagotista Belga nascido em 1974, estudou no “Conservatoire Royal de Musique de Bruxelles” onde obteve o diploma de Metodologia do Fagote assim como os diplomas superiores de Fagote, Música de Câmara, Solfejo e Música Contemporânea com grande distinção. Ao mesmo tempo aperfeiçoa-se na classe do Professor Hugues Kesteman na Escola Superior de Música do Porto.

Em 1997 continua os seus estudos na classe do Professor Gunter Pfitzenmaier na Hochschule fur Muzik de Karlsruhe (Alemanha) onde em 2000 obtém o diploma de “Kuystlerisches Aufbaustudium” com grande distinção. Continua actualmente o curso de “Konzert Exams”.

Em 1998 foi laureado  no concurso “Mathilde Horlait Dapsens” em Trio de Palhetas, ganhando o prémio para melhor interpretação de uma obra Belga.

No mesmo ano obteve o segundo prémio e o prémio especial “Grand Orquestre D’Harmonie des Guides” do concurso “Tenuto” (Belgica) e o  2º prémio do
International Competition of Musical Personalities Alexandre Tansman em Lodz (Polónia) onde ganhou igualmente o prémio especial para melhor interpretação de uma obra de Tansman (Sonatina). Em 1999 consegue o 2º prémio do concurso internacional Pacem in Terris in Bayreuth (Alemanha). Desde 1997 foi 1º fagote solo na “Vlamms Radio Orkester” e desde Setembro de 2000 ocupa o lugar de 1º fagote solo na Orquestra “Bamberguer Symphoniker” (Alemanha). Trabalhou com Maestros como Franck Shcipway, Simone Young, Yoel Levi, Mikko Franck, Jonathan Nutt, Christof Prick, Georges Octors, Dirk Vermeuley...

Como solista apresentou-se em diversos países Europeus como Portugal, Alemanha, Bélgica e Polónia tendo estreado peças para fagote de grandes compositores contemporâneos.

Actualmente é professor de fagote na na Escola Superior de Lübeck – Alemanha.